Cinema e Representações da Mobilidade Africana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41908

Palabras clave:

Cinema, África, Mobilidade Humana, Representações, Identidade.

Resumen

Neste artigo discutimos as representações que o cinema de ficção faz da mobilidade de povos africanos, a partir da análise dos filmes Casa de Lava (1994) de Pedro Costa, Nha Fala (2002), de Flora Gomes, e Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo. Buscamos relatar as trajetórias dos personagens centrais desses filmes ao deixarem seus locais de origem e serem expostos a culturas e costumes distintos daqueles que compartilham com seu grupo e os impactos de tais deslocamentos na formação de identidade desses sujeitos. A análise aborda as motivações dos personagens para se afastarem de seus universos familiares, bem como seus encontros e estranhamentos. Destaca, no contexto das migrações, as relações entre tradição e modernidade, entre o sujeito deslocado e a noção de casa e o papel do Estado como agente de deslocamentos, migrações e diásporas.

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Biografía del autor/a

  • Astréia Soares Batista, Universidade FUMEC

    Doutora em Ciências Humanas - Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981). Desde 1991 é professora Titular I da Universidade FUMEC/MG.

  • Luiz Henrique Barbosa, Universidade Fumec/Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos

    Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Desde 2000 é professor Assistente da Universidade Fumec/MG.

  • Maria Cristina Leite Peixoto, Universidade Fumec/Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos

    Doutora em Ciências Humanas - Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987).

Publicado

2019-10-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Cinema e Representações da Mobilidade Africana. (2019). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 46. https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41908