Educação, cultura e esporte como fundamentos para a segurança pública1

Autores

  • Marcos Veríssimo Doutorando em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF); estre pelo mesmo programa; especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal lumine

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41909

Palavras-chave:

políticas públicas, estereótipos, representações sociais.

Resumo

Neste texto, analiso sistemas de representações sociais construídos por agentes públicos da administração municipal, considerando os princípios de qualificação social que referenciam a provisão de medidas voltadas para a implementação de programas de governo articulados a políticas de segurança. Os dados assim problematizados foram obtidos mediante processo de pesquisa, do qual tive oportunidade de participar. A pesquisa em foco foi realizada por demanda dos gestores municipais, diante da necessidade por eles sentida de contar com diagnósticos que fundamentassem a elaboração de Planos Municipais de Segurança. Pesquisadores e gestores construíram assim oportunidade de intercâmbio para construção de conhecimentos relativos ao processo de descentralização das políticas públicas de segurança, em pleno curso no Brasil. Paralelamente a esse movimento na direção da formação de um corpus de saber científico, tais atividades nos possibilitaram ainda a reflexão em torno da implementação de políticas que, no plano dos discursos, se colocam enquanto vetores para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, em consonância com os ideais de uma ordem democrática de direito.

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Publicado

2011-10-22

Como Citar

Veríssimo, M. (2011). Educação, cultura e esporte como fundamentos para a segurança pública1. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 1(30). https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41909

Edição

Seção

Artigos