Educação, cultura e esporte como fundamentos para a segurança pública1
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41909Palavras-chave:
políticas públicas, estereótipos, representações sociais.Resumo
Neste texto, analiso sistemas de representações sociais construídos por agentes públicos da administração municipal, considerando os princípios de qualificação social que referenciam a provisão de medidas voltadas para a implementação de programas de governo articulados a políticas de segurança. Os dados assim problematizados foram obtidos mediante processo de pesquisa, do qual tive oportunidade de participar. A pesquisa em foco foi realizada por demanda dos gestores municipais, diante da necessidade por eles sentida de contar com diagnósticos que fundamentassem a elaboração de Planos Municipais de Segurança. Pesquisadores e gestores construíram assim oportunidade de intercâmbio para construção de conhecimentos relativos ao processo de descentralização das políticas públicas de segurança, em pleno curso no Brasil. Paralelamente a esse movimento na direção da formação de um corpus de saber científico, tais atividades nos possibilitaram ainda a reflexão em torno da implementação de políticas que, no plano dos discursos, se colocam enquanto vetores para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, em consonância com os ideais de uma ordem democrática de direito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.