Os efeitos do encarceramento feminino para a família da mulher presa: aspectos da transcendência da pena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41915

Palavras-chave:

Encarceramento Feminino, Família da Pessoa Presa, Transcendência da Pena, Estigma, Mortificação do Eu.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar os impactos do encarceramento na família de mulheres presas, abordando aspectos relacionados ao estigma e às diversas formas de mortificação do eu a que seus visitantes são submetidos durante o procedimento de visita, evidenciando as condições derivadas da prisionização secundária, além das repercussões para seus filhos. Esta é uma apresentação dos dados coletados por meio de pesquisa empírica qualitativa realizada com os visitantes das mulheres encarceradas na Penitenciária Talavera Bruce, em que analisamos de que forma e em que medida as consequências do encarceramento se estendem para a família de tais pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Paganote Dornellas, Universidade federal Fluminense

Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense com bolsa CAPES. Bacharela em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Integrante do Conselho Administrativo da Associação Elas Existem – Mulheres Encarceradas.

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Paganote Dornellas, M. (2019). Os efeitos do encarceramento feminino para a família da mulher presa: aspectos da transcendência da pena. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (46). https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a41915

Edição

Seção

Artigos