“This is America”: uma reflexão sobre a potência do audiovisual para a construção do indizível
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i47.a41917Palavras-chave:
Audiovisual, Necropolítica, Subjetividade, Sensibilização.Resumo
“This is America” foi considerado o clipe com a melhor estreia no YouTube em 2018. Em sua obra, Childish Gambino traz como reflexão imediata uma discussão sobre a tensão racial nos Estados Unidos e suas consequências na vida da população negra norte americana. Entretanto, partindo do pressuposto de que, quando se trata de interpretar a arte, a mensagem só se conclui com a intervenção daquele que a lê, neste trabalho reflito sobre a forma como ele me tocou diante da minha vivência como antropóloga e produtora cultural nordestina trabalhando na periferia do Rio de Janeiro. Assim, utilizo o clipe como matéria-prima para refletir sobre a engrenagem de gestão governamental das mortes da população negra e favelada no Rio de Janeiro, acionando autores para discutir conceitos como necropolítica, homo sacer, vida precária e captura, todos muito presentes no discurso imagético proposto por Gambino. Nesse caminho, é possível perceber a potência do audiovisual quando a mensagem não se traduz em palavras, mas em sensações. Nesses casos, ela abandona a intenção do autor e se multiplica em infinitas possibilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.