Em briga de marido e mulher, o Poder Público mete a colher: mídia, mobilizações coletivas e estratégias de visibilização da violência doméstica em Portugal e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2017.0i43.a41934Palavras-chave:
Mídia, Construção Social da Realidade, Violência Doméstica, Agendamento de Políticas Públicas.Resumo
Dadas as transformações relativas a produção, armazenamento e fluxo de informações no mundo contemporâneo, a visibilidade dos fenômenos sociais encontra-se, não raro, relacionada ao modo como estes são tratados pela mídia. Por consequência, considerada a especificidade de sua participação na definição do que é socialmente relevante, a mídia contribui de forma decisiva para o agendamento das políticas públicas nas mais diversas áreas, inclusive na de segurança. A fim de discutir a capacidade de “agendamento” dos veículos de comunicação sobre os formuladores de políticas públicas, tomar-se-á como exemplo o processo de criminalização da violência doméstica em Portugal, procurando assinalar a importância estratégica da mídia na sua visibilização e, por corolário, na sua construção como um dos principais problemas públicos do país. O objetivo geral do trabalho é, ainda que de forma sucinta, estabelecer uma perspectiva comparativa e contrastiva com o que, a esse respeito, se verifica no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.