Sensibilidade cívica e cidadania no Brasil

Autores

  • Luís Roberto Cardoso de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i44.a41956

Palavras-chave:

Concepções de Igualdade, Dignidade, Mundo Cívico, Comparação, Legitimidade

Resumo

O artigo desenvolve o conceito de sensibilidade cívica para discutir a ideia de igualdade cidadã com foco no Brasil. Tendo como referência demandas por respeito e consideração ou reconhecimento, o texto propõe que a igualdade cidadã, onde quer que ela se realize, seja sempre modulada pela relação entre direitos, status e dignidade, configurando sensibilidades cívicas locais, caracterizadas por um determinado senso de tratamento digno, que não inferioriza o interlocutor no plano da dignidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Roberto Cardoso de Oliveira

Professor titular livre de Antropologia na Universidade de Brasília e doutor pela Universidade de Harvard. Seu livro mais recente é Desvendando evidências simbólicas: compreensão e conteúdo emancipatório da Antropologia, publicado em 2018 pela Editora da UFRJ. Suas pesquisas têm como foco processos de administração de conflitos e demandas por direitos de cidadania em perspectiva comparada: Brasil, Estados Unidos, Canadá/Quebec e França.

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

Oliveira, L. R. C. de. (2019). Sensibilidade cívica e cidadania no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (44). https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i44.a41956

Edição

Seção

Dossiê Temático