Encontros com Licia do Prado Valladares: biografia, trajetória acadêmica e reflexões metodológicas sobre o seu trabalho de campo na Rocinha em 1967-1968

Autores

  • Juliana Blasi Cunha
  • Licia do Prado Valladares
  • Wania Amélia Belchior Mesquita
  • Luciane Soares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i44.a41961

Palavras-chave:

Método Etnográfico, Favela, Trajetória, História dos Estudos Urbanos no Brasil.

Resumo

Quase cinquenta anos após seu precursor trabalho de campo na Rocinha, Licia do Prado Valladares revisitou memórias, diários de campo e fotografias, abordando as relações com seus interlocutores, negociações, erros e dúvidas de seu primeiro trabalho de campo. Em uma palestra no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense em abril de 2016, a partir das memórias dessa experiência passada, Licia elaborou algumas reflexões metodológicas em que buscou destacar que as informações que se constroem dependem, no final das contas, do comportamento do pesquisador e das relações que desenvolve com o grupo pesquisado. Pouco tempo após essa palestra, realizamos uma entrevista com a autora sobre sua biografia e, posteriormente, o nosso diálogo se aprofundou no decorrer de mais quatro encontros, resultando no presente artigo. O texto aborda, portanto, aspectos da biografia da autora, o contexto de produção de sua pesquisa e, através da transcrição de parte de sua palestra, as reflexões sobre a relação estabelecida por ela com seus interlocutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Blasi Cunha

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em antropologia urbana. É integrante do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS/UFRJ) e do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/FFLCH/USP). Foi professora substituta na Universidade Federal Fluminense e, desde de 2016, realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com bolsa PNPD-Capes. Em 2018 e 2019 foi investigadora convidada no ISCTE-IUL (Lisboa), realizando parte de sua pesquisa de pós-doutoramento.

Licia do Prado Valladares

Doutora em Sociologia, pela Université de Toulouse I (Sciences Sociales), e Habilitation à diriger des Recherches, pela Université de Lyon 2. Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Fundadora do Urbandata e professora emérita da Universidade de Lille, tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia urbana, atuando principalmente nos temas: favela, pobreza urbana, história da pesquisa urbana no Brasil, Rio de Janeiro e política habitacional no Brasil.

Wania Amélia Belchior Mesquita

Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/SBI. Possui pós-doutorado/estágio sênior da Capes no ISCTEInstituto Universitário de Lisboa. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais (Gepur), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e participante do Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (Cevis) e do Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião (DT-CRELIG). Integrante Rede de Etnografia Urbana (Etno.Urb).

Luciane Soares da Silva

Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, concluiu mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa sobre a lei antirracismo e seus impactos no Rio Grande do Sul. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa de doutorado Funk para além da festa: um estudo sobre disputas simbólicas e práticas culturais na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é presidente da Associação de Docentes da Uenf e chefe do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (Lesce).

Downloads

Publicado

2019-04-02

Como Citar

Cunha, J. B., Valladares, L. do P., Mesquita, W. A. B., & Silva, L. S. da. (2019). Encontros com Licia do Prado Valladares: biografia, trajetória acadêmica e reflexões metodológicas sobre o seu trabalho de campo na Rocinha em 1967-1968. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (44). https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i44.a41961

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas