O massacre dos “Nativos” do Arapuim na luta pelo reconhecimento do território quilombola no norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i47.a41967

Palavras-chave:

Direito, Identidade, Luta por Território, Quilombola.

Resumo

Este trabalho busca discutir o processo de violação dos direitos e a busca por justiça vivenciada pela comunidade dos Nativos do Arapuim, no município de Verdelândia no Norte de Minas Gerais. Uma das estratégias de luta é o acionamento da identidade quilombola, que representa uma categoria analítica e jurídica, permitindo aos Nativos estabelecer um diálogo com o Estado, tendo como finalidade a garantia e legitimação de seus direitos. O grupo social dos Nativos do Arapuim é formado por pessoas descendentes dos posseiros e camponeses que foram expulsos e desterritorializados nos anos de 1960, no emblemático conflito conhecido como “Massacre de Cachoeirinha”, ocorrido no antigo povoado de Cachoeirinha, e que atualmente é o município de Verdelândia. Este trabalho apresentado é resultado da pesquisa e construção do projeto de dissertação de mestrado, e para o desenvolvimento de tal estudo, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: trabalho de campo com observação direta e entrevistas com lideranças políticas da comunidade, revisão bibliográfica e pesquisa documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greiciele Soares da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS / UNIMONTES. Mestre em Sociedade, Ambiente e Território pela UFMG. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Rômulo Soares Barbosa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Professor-Doutor no Programa de Pós-Graduação
em Desenvolvimento Social – PPGDS / Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

Silva, G. S. da, & Barbosa, R. S. (2020). O massacre dos “Nativos” do Arapuim na luta pelo reconhecimento do território quilombola no norte de Minas Gerais. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (47). https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i47.a41967

Edição

Seção

Artigos