O massacre dos “Nativos” do Arapuim na luta pelo reconhecimento do território quilombola no norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i47.a41967Palavras-chave:
Direito, Identidade, Luta por Território, Quilombola.Resumo
Este trabalho busca discutir o processo de violação dos direitos e a busca por justiça vivenciada pela comunidade dos Nativos do Arapuim, no município de Verdelândia no Norte de Minas Gerais. Uma das estratégias de luta é o acionamento da identidade quilombola, que representa uma categoria analítica e jurídica, permitindo aos Nativos estabelecer um diálogo com o Estado, tendo como finalidade a garantia e legitimação de seus direitos. O grupo social dos Nativos do Arapuim é formado por pessoas descendentes dos posseiros e camponeses que foram expulsos e desterritorializados nos anos de 1960, no emblemático conflito conhecido como “Massacre de Cachoeirinha”, ocorrido no antigo povoado de Cachoeirinha, e que atualmente é o município de Verdelândia. Este trabalho apresentado é resultado da pesquisa e construção do projeto de dissertação de mestrado, e para o desenvolvimento de tal estudo, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: trabalho de campo com observação direta e entrevistas com lideranças políticas da comunidade, revisão bibliográfica e pesquisa documental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.