Memórias, experiências e saberes em contextos de retomada territorial mapuche em El Hoyo, Chubut (Patagônia, Argentina)

Autores

  • Carolina Crespo Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i45.a42000

Palavras-chave:

Memórias, Saberes, Mulheres Mapuche, Retomada Territorial, Patagônia Argentina.

Resumo

Este artigo trata da inter-relação entre práticas de memória, saberes e conformação de subjetividades políticas mapuche no âmbito do processo de recuperação territorial implantado em El Hoyo, província de Chubut, Patagônia, Argentina. Examina, por meio de uma abordagem etnográfica e de trabalho de arquivo, memórias, conhecimentos e experiências mapuches que se colocaram em cena neste processo, continuidades e rupturas, bem como o papel das mulheres indígenas em contextos de luta pelo território e na transmissão de saberes mapuche. O objetivo é demonstrar como esses saberes e memórias se tornaram objetos de reflexão e agenciamento político em múltiplos sentidos. De um lado, desafiaram histórias e silêncios cristalizados e deslocaram categorias e subjetividades assumidas e imputadas. Por outro, configuraram-se como diretrizes a partir das quais foram sendo organizados, definidos, e tornados inteligíveis e legitimados o espaço territorial de resistência e as formas de luta. Finalmente, colocaram em discussão certos modelos hegemônicos associados à “feminilidade” e à “masculinidade”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Crespo, Universidad de Buenos Aires

Doutora em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. É pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) do Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento Latino-Americano (INAPL). Professora de graduação e pós-graduação na Universidade de Buenos Aires. Pesquisa sobre processos de patrimonialização, memórias, restituição de restos humanos, políticas de “desenvolvimento”, demandas e recuperações territoriais indígenas na Patagônia.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Crespo, C. (2019). Memórias, experiências e saberes em contextos de retomada territorial mapuche em El Hoyo, Chubut (Patagônia, Argentina). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (45). https://doi.org/10.22409/antropolitica2018.0i45.a42000

Edição

Seção

Dossiê Temático