SIMONI GUEDES: uma trajetória na Antropologia dos Esportes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a42065

Palavras-chave:

Simoni Guedes, trajetória, Antropologia dos Esportes, legado, subcampo.

Resumo

Neste artigo analiso a trajetória de Simoni Guedes e seu papel na constituição, institucionalização e internacionalização do subcampo da Antropologia dos Esportes no Brasil e na América Latina. Partindo da importância de sua dissertação de mestrado, que inaugurou os estudos sobre futebol no Brasil, percorrendo a criação dos grupos de trabalho sobre esportes nos principais eventos acadêmicos e a formação do mais antigo núcleo de pesquisa sobre esportes no país, abordo como esta trajetória articulou iniciativas individuais com a preocupação em consolidar coletivamente esta área recém-criada. Apontando o sucesso desta empreitada, finalizo indicando alguns dos principais legados que sua carreira nos deixou e os desenvolvimentos posteriores deste subcampo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Rojo, Universidade Federal Fluminense

Professor do departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador da área de Antropologia dos Esportes na International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES), membro do grupo Deporte y Sociedad da CLACSO, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade (NEPESS/UFF) e editor da revista Esporte e Sociedade.

Downloads

Publicado

2019-10-16

Como Citar

Rojo, L. F. (2019). SIMONI GUEDES: uma trajetória na Antropologia dos Esportes. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (46). https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i46.a42065

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas