Arthur Ramos (1903-1949): chefe do Departamento de Ciências Sociais da Unesco
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i47.a42068Palavras-chave:
Arthur Ramos, História da Antropologia, Circulação Internacional.Resumo
Arthur Ramos (1903-1949) foi um dos principais antropólogos brasileiros do século XX, tendo sido um dos principais agentes na institucionalização das ciências sociais no Brasil. Apesar de ter tido uma carreira relativamente curta, por causa da sua morte prematura, ele foi um dos pioneiros na circulação internacional de pesquisadores brasileiros nas ciências sociais. Foi professor visitante nos Estados Unidos e chefe do Departamento de Ciências Sociais da Unesco. Neste artigo, examino a atuação de Arthur Ramos nessa instituição, apontando para sua inserção internacional, que possibilitou que ele fosse indicado para esse cargo, e os principais planos que ele demonstrava ter naquele momento. Reafirmo aqui seu pioneirismo na circulação acadêmica internacional, e aponto de que forma suas ideias perduraram na instituição mesmo após sua morte.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.