A hospitalidade em Paris e Buenos Aires: seguindo consumidores de vinho para além do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a42118

Palavras-chave:

Consumo, Vinho, Hospitalidade, Paris, Buenos Aires.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar como a experiência de trabalho de campo internacional contribuiu para o fazer etnográfico da minha tese de doutorado, que propôs compreender o processo de consumo de vinho de um grupo de pessoas das camadas médias e altas do Rio de Janeiro. Diante das especificidades desse consumo e do meu envolvimento anterior com o objeto de estudo, realizar parte da pesquisa no exterior se tornou tanto estratégia de estranhamento ao familiar como também uma consequência do objetivo de seguir o vinho e seus consumidores de acordo com representações que iam além das fronteiras nacionais. A partir de oportunidades trazidas pelo departamento de antropologia do meu doutorado, pude realizar uma imersão em Paris de nove meses e uma pesquisa exploratória em Buenos Aires de três meses, totalizando um ano fora do país. Tais experiências se tornaram centrais na interpretação dos dados etnográficos, principalmente porque, uma vez vivenciada a hospitalidade enquanto estrangeira nesses países, pude entender como a teoria da hospitalidade era “chave” para a compreensão do meu trabalho de campo no Rio de Janeiro. Isto é, os consumidores de vinho cariocas, ao perceberem o vinho como algo “estrangeiro”, criam relações de hospitalidade com especialistas que trabalham no comércio e que os socializam naquilo que chamam de “cultura do vinho”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Freire Murgel, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Jornalista e publicitária, professora substituta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Modernidade.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Murgel, L. F. (2020). A hospitalidade em Paris e Buenos Aires: seguindo consumidores de vinho para além do Rio de Janeiro. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (48). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a42118

Edição

Seção

Olhares Cruzados