NEOEXTRATIVISMO E PROJETOS HIDRELÉTRICOS EM RONDÔNIA: desdobramentos territoriais e seu significado político-institucional
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i49.a42136Palavras-chave:
Amazônia, desregulamentação, hidrelétricas, neoxtrativismo, Rondônia.Resumo
O texto aborda a apropriação regulamentada de riquezas na Amazônia brasileira, com destaque para Rondônia, a partir da construção de diversos empreendimentos hidrelétricos, em pequena ou larga escala. A partir de uma retrospectiva da construção desses empreendimentos e da análise dos impactos negativos por eles gerados, são traçadas ponderações sobre as lições aprendidas e possíveis desdobramentos que serão gerados com a construção da UHE Tabajara, que deve iniciar 2020. As reflexões quanto aos papeis desempenhados pelos atores que compõem a complexa teia de relações no processo de construção de hidrelétricas e de avanço do capital, que se utilizam do neoextrativismo para impôr ônus a populações tradicionais e levar miséria aos territórios locais. As discussões quanto à UHE Tabajara são urgentes, pois o projeto é discutido e dado como certo em um momento em que se põe em xeque o arcabouço protetivo ambiental e em que diversos retrocessos ambientais e perseguições a ativistas ambientais na Amazônia passam a ser um fato corriqueiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.