A PEC N. 55/2016 e o Medo que dela Sobrevém: Agenciamentos, Disputas e Enquadramentos no Ativismo em HIV/Aids
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a42144Palavras-chave:
HIV/Aids, Estigma, Ativismo, Conflitos geracionais, MoralidadesResumo
Que estratégias têm sido elaboradas no movimento social em HIV/Aids, frente ao estigma que ainda permeia as concepções sobre a doença e aos sujeitos a esta associados? Tomando como centralidade a questão anterior, este artigo propõe refletir sobre disputas internas relativas a redefinições de ações e demandas políticas no cenário brasileiro, pós-golpe de 2016, e seus desdobramentos na produção de um repertório ativista emergente. Parte-se da etnografia realizada com uma rede de jovens que vivem e/ou convivem com HIV/Aids na interseção com outros coletivos, em que se problematiza o alcance das ações realizadas em relação aos enquadramentos produzidos como demanda de reconhecimento. Num aspecto geral, as questões são discutidas a partir de noções geracionais e gramáticas morais, na tentativa de criar um escopo político que se pretende “de todos”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.