Refúgio e Família entre Mulheres do Conflito Sírio no Brasil e Tunísia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a42147

Palavras-chave:

Refúgio, Família, Conflito sírio, Mulheres

Resumo

Este artigo tem o objetivo de oferecer alguns dados que possam enriquecer a produção antropológica no campo da migração forçada. A partir de uma etnografia com pessoas refugiadas do conflito sírio, o texto focaliza narrativas de mulheres no Brasil e Tunísia. A pesquisa adotou o método etnográfico, baseado em observação participante, no Rio de Janeiro, e entrevistas em Tunis e São Paulo. Existem poucos trabalhos nestes contextos com foco nas mulheres refugiadas do conflito sírio. Outra contribuição da pesquisa, no campo dos estudos sobre família e refúgio, é a apresentação de uma descrição das relações familiares anteriores e durante o deslocamento. Os dados da pesquisa, em consonância com a bibliografia, confrontam a afirmação de um colapso nas relações familiares no exílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Alves de Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio, do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos e do Refugee Outreach & Research Network.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Souza, M. A. de. (2021). Refúgio e Família entre Mulheres do Conflito Sírio no Brasil e Tunísia. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (52). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a42147

Edição

Seção

Artigos