Ladrões e caçadores: sobre um carro roubado em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a43304

Palavras-chave:

Violência, Mercados ilegais, Desigualdades, Seguro, Proteção patrimonial

Resumo

Trabalhos seminais como os de Knowles (2014) e de Tsing (2005) elevaram a tradição do estudo da trajetória de objetos a uma escala transnacional, e teoricamente inovaram ao focar não apenas nas jornadas como conectores fundamentais para a compreensão do mundo social, mas nos efeitos teóricos dessa operação metodológica. Para muito além da ideia de fluxos, assemblages e linhas de força descarnadas, as autoras propõem uma teoria imersa em situações empíricas concretas. Neste artigo, buscamos analisar as relações entre violência, mercados ilegais, desigualdades, seguro e proteção patrimonial, a partir da trajetória de um carro roubado, recuperado por uma das principais seguradoras do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Feltran, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Sociologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Deborah Fromm, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda na Universidade Estadual de Campinas com Doutorado-sanduíche na Goldsmiths College, University of London. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora do Núcleo de Etnografias Urbanas (NEU/Cebrap).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Feltran, G., & Fromm, D. (2020). Ladrões e caçadores: sobre um carro roubado em São Paulo. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (50). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a43304

Edição

Seção

Dossiê Temático