Operários da firma: mundo do trabalho no mundo do crime

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a43306

Palavras-chave:

Juventude, Tráfico de drogas, Trabalho

Resumo

O objetivo desse artigo é explorar as dimensões simbólicas de um mercado de trabalho bastante singular, as práticas que o constituem são penalmente tipificadas como tráfico de drogas. Entretanto, para um grupo restrito de garotos pobres, essas atividades também são percebidas como âmbitos laborais e, portanto, dotadas de alguma legitimidade. O interesse do artigo é problematizar o tema das fronteiras entre o legal e o ilegal, em especial a relação entre tráfico e trabalho, a partir de uma reflexão sobre as narrativas de alguns jovens traficantes do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Lyra, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pelo Social Science Research Council - Drugs, Security and Democracy Fellowship Program. Pós-Doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Lyra, D. (2020). Operários da firma: mundo do trabalho no mundo do crime. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (50). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a43306

Edição

Seção

Dossiê Temático