Poder Judiciário e Combate à Corrupção: Atuação e Discursos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a45566

Palavras-chave:

Poder Judiciário, Combate à corrupção, Judicialização da política.

Resumo

O artigo propõe a análise de uma mudança nos processos de criminalização, com a inclusão de poderosos na pauta de combate ao crime, deixando em menor evidencia os crimes comuns, da chamada criminalidade de rua, para um aprofundamento da persecução de crimes cometidos por grandes empresários e políticos. Destaca-se, inicialmente, que a clientela clássica do sistema penal, ou seja, negros, pobres, de baixa escolaridade, sem dúvida não deixará de ser criminalizada e continuará ocupando, majoritariamente, os cárceres brasileiros. Entretanto, tendo em vista que os chamados crimes de colarinho branco sempre ocorreram e raramente foram, de fato, criminalizados, essa mudança de perspectiva é um objeto de estudo socialmente relevante. O que se pretende responder, portanto, é se, tendo em vista essas grandes operações policiais mais recentes, que indicam uma mudança nos processos de criminalização que envolvem a corrupção, houve uma mudança no padrão de decisões do TRF4 em relação aos crimes de corrupção ativa e corrupção passiva. Após revisão bibliográfica, foi realizada pesquisa documental em acórdãos2 de recursos de apelação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região envolvendo os crimes de corrupção ativa e passiva em 2018. Os dados obtidos são analisados tanto a partir de abordagem estatística descritiva quanto da qualitativa, para demonstrar um recrudescimento nas decisões que envolvem tais delitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Balestrin Kobielski, Pesquisadora Autônoma

Advogada. Mestra em Ciências Criminais (2020) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Ciências Penais (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal.

Rodrigo Ghiringhelli Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor (2003) e Mestre (1999) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). Especialista em Análise Social da Violência e Segurança Pública (1996). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Ciências Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal. Pesquisador associado e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Kobielski, M. B., & Azevedo, R. G. (2021). Poder Judiciário e Combate à Corrupção: Atuação e Discursos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (52). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a45566

Edição

Seção

Artigos