A gestão da vulnerabilidade social entre moradores de uma ocupação na região central do Rio de Janeiro: entre morar e resistir
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a48180Palavras-chave:
Vulnerabilidade social, Moradia popular, Redes de solidariedade, Luta por direitos, Pandemia da Covid-19Resumo
O artigo tem como objeto de reflexão processos de produção de vulnerabilidade social que se associam à privação de recursos e se vinculam a direitos fundamentais negados historicamente pelo Estado a um grupo de famílias trabalhadoras que, por iniciativa autônoma, ocuparam um prédio nas proximidades da Central do Brasil, região central do Rio de Janeiro. Considerando as informações coligidas a partir de pesquisa etnográfica, destacamos as condições de vulnerabilidade social em que se encontram essas famílias em sua relação de espera e luta pelo direito à moradia do imóvel que ocupam informal e consentidamente desde 2003. Buscamos refletir ainda sobre o agravamento das condições de vulnerabilidade sob as quais vivem as famílias do Predinho pela imposição do isolamento social no contexto da pandemia da Covid-19 e para cujo enfrentamento são articuladas redes de assistência social mediadas por redes de solidariedade entre essas famílias. Destacamos também que neste processo de mediação figuram como articuladoras exemplares algumas moradoras do Predinho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michelle Lima Domingues, Priscila Tavares dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.