O Melhor Espetáculo da Terra: Crise e Regulação no Carnaval de Rua do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a48221Palavras-chave:
Carnaval de Rua, Rio de Janeiro, Bloco de Carnaval, Regulação, CriseResumo
O artigo discute de que forma o carnaval de rua pode ser pensado como resultado de disputas e negociações entre diferentes agentes do Estado e, ao mesmo tempo, como produtor de práticas e territorialidades urbanas. Para isso, parte-se da identificação de uma crise no âmbito da economia e da segurança pública, com o intuito de desenvolver uma discussão sobre o processo de regulação do carnaval de rua no Rio de Janeiro. Baseado em trabalho etnográfico realizado junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro, o artigo tem como foco analítico os desdobramentos da construção da narrativa de crise, pensados em relação com os quadros de valores morais acionados no processo de ocupação dos espaços da cidade e no fornecimento de serviços públicos. Nesse sentido, são analisadas formas de classificação utilizadas por diferentes atores no processo de organização da festa, numa reflexão que coloca o uso do espaço urbano no centro da discussão sobre a ordem e a segurança pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Paula Rocha de Oliveira, Julia Galli O'Donnell
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.