O Carteado Científico e a Governança pela Norma: Uma Análise Antropológica sobre os Procedimentos de Avaliação da Produção Científica e da Ética em Pesquisa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a49356

Palavras-chave:

Governança pela norma, Avaliação, Padronização, Prática científica

Resumo

O objetivo deste trabalho é trazer uma reflexão sobre as reconfigurações do modelo de governança pela norma científica no Brasil e como elas repercutiram em novas modalidades de controle engendradas nas últimas décadas. Nossas análises resultam de pesquisa etnográfica realizada no âmbito de duas esferas avaliativas: na avaliação da produção científica e na avaliação da ética em pesquisa, espaços que são produtos de regulações que seguem um movimento internacional de estandardização, cuja tônica é a universalização de determinados protocolos e práticas. Desse modo, nossa intenção é tornar evidente sob quais standards essas diferentes regulações se baseiam, quais críticas e justificações são produzidas por seus integrantes, e como o controle, a partir do Estado, reverbera na prática científica. A premissa destes modelos padronizadores é de tornar o processo avaliativo objetivo, no entanto, à medida que os atores performam e acionam competentemente esses dispositivos, constroem representações e estratégias assentadas, muitas vezes, em suas trajetórias acadêmicas e científicas. Por fim, problematizamos o modo como esses modelos de certificação, qualificação e classificação ganham novos contornos em um mundo no qual as regras e normas são operacionalizadas de forma particularizada e por meio de critérios regidos por uma racionalidade cismática.

Biografia do Autor

Hully Guedes Falcão, Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde
da Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em
Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Fabio Reis Mota, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa, pesquisador do Instituto Nacional de Administração de Conflitos. Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Gabriela de Lima Cuervo, Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Professora I de Sociologia da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Falcão, H. G., Mota, F. R., & Cuervo, G. de L. (2021). O Carteado Científico e a Governança pela Norma: Uma Análise Antropológica sobre os Procedimentos de Avaliação da Produção Científica e da Ética em Pesquisa no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (52). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a49356

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.