O Carteado Científico e a Governança pela Norma: Uma Análise Antropológica sobre os Procedimentos de Avaliação da Produção Científica e da Ética em Pesquisa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a49356Palavras-chave:
Governança pela norma, Avaliação, Padronização, Prática científicaResumo
O objetivo deste trabalho é trazer uma reflexão sobre as reconfigurações do modelo de governança pela norma científica no Brasil e como elas repercutiram em novas modalidades de controle engendradas nas últimas décadas. Nossas análises resultam de pesquisa etnográfica realizada no âmbito de duas esferas avaliativas: na avaliação da produção científica e na avaliação da ética em pesquisa, espaços que são produtos de regulações que seguem um movimento internacional de estandardização, cuja tônica é a universalização de determinados protocolos e práticas. Desse modo, nossa intenção é tornar evidente sob quais standards essas diferentes regulações se baseiam, quais críticas e justificações são produzidas por seus integrantes, e como o controle, a partir do Estado, reverbera na prática científica. A premissa destes modelos padronizadores é de tornar o processo avaliativo objetivo, no entanto, à medida que os atores performam e acionam competentemente esses dispositivos, constroem representações e estratégias assentadas, muitas vezes, em suas trajetórias acadêmicas e científicas. Por fim, problematizamos o modo como esses modelos de certificação, qualificação e classificação ganham novos contornos em um mundo no qual as regras e normas são operacionalizadas de forma particularizada e por meio de critérios regidos por uma racionalidade cismática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Hully Guedes Falcão, Fabio Reis Mota, Gabriela de Lima Cuervo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.