Muito além de um tuíte: a sinergia política dos militares e o processo de conquista do Estado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a49832

Palavras-chave:

Militares, Guerra, Estado, Guerra Híbrida, Informações, Etnografia

Resumo

Este artigo trata dos dispositivos militares que estão por trás de um projeto de hegemonia política das Forças Armadas. Ao contrário do que se realizou em épocas passadas em golpes e conquistas do poder à força, pretendo mostrar que o processo que desembocou no momento atual prevê uma atuação em segundo plano, com militares controlando vários setores do Estado que agem em seus interesses por procuração. Para demonstrar esta tese, vou retomar o modo como foi construída a adaptação desses pressupostos para a doutrina militar brasileira e o modo como isso se constituiu em um projeto, cujo escopo foi o de promover uma “rotação” do papel militar da defesa externa para o que eles entendem como ameaças internas. A partir disto se deu um processo de ligação orgânica com várias agências estatais, fundamentais para realizar uma espécie de “guerra por outros meios”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piero Leirner, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Leirner, P. (2021). Muito além de um tuíte: a sinergia política dos militares e o processo de conquista do Estado. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (53). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a49832

Edição

Seção

Dossiê Temático