Apresentação: Um Mundo em Recomposição: Uma Análise Antropológica das Novas Formas de Regulação e Certificação de Objetos e Pessoas na Contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a51077Palavras-chave:
Standards, Padronização, Controle, Classificações, Espaço UrbanoResumo
Neste dossiê, apresentamos pesquisas qualitativas e, especialmente, etnografias que colocam sob descrição e análise os mecanismos de controle, certificação e reconhecimento dos bens materiais e humanos nas sociedades contemporâneas por meio de novas formas de classificação existentes atualmente. Ao trazer sob exame este movimento padronizador dos mecanismos e critérios de conformação destas arenas públicas, o olhar antropológico se apresenta como uma ferramenta fundamental para avançar em direções que permitam desvelar as diferentes articulações, adequações, composições e ressignificações acerca dessas normatividades estandardizadas. Neste sentido, os artigos apresentados evidenciam controvérsias envolvendo grupos que criam críticas e justificações para aderir, denunciar e se reapropriar destas regulações, a partir de seus próprios esquemas cognitivos e culturais O texto de apresentação se organizará da seguinte maneira: na primeira parte discorremos sobre como nos aproximamos da temática a partir da construção de redes e intercâmbios acadêmicos, para depois desenvolvermos e explicarmos no que consiste a governança pela norma ou por standards. Após esse exercício de contextualização, discutimos como essas questões se apresentam no âmbito das classificações e avaliações que envolvem a produção de conhecimento científico e a conformação de mercados e, também, no contexto urbano, através da padronização do espaço público e de controle das pessoas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Hully Guedes Falcão, Fabio Reis Mota, Manuela Vieira Blanc, Gabriela de Lima Cuervo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.