Apresentação: Um Mundo em Recomposição: Uma Análise Antropológica das Novas Formas de Regulação e Certificação de Objetos e Pessoas na Contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a51077

Palavras-chave:

Standards, Padronização, Controle, Classificações, Espaço Urbano

Resumo

Neste dossiê, apresentamos pesquisas qualitativas e, especialmente, etnografias que colocam sob descrição e análise os mecanismos de controle, certificação e reconhecimento dos bens materiais e humanos nas sociedades contemporâneas por meio de novas formas de classificação existentes atualmente. Ao trazer sob exame este movimento padronizador dos mecanismos e critérios de conformação destas arenas públicas, o olhar antropológico se apresenta como uma ferramenta fundamental para avançar em direções que permitam desvelar as diferentes articulações, adequações, composições e ressignificações acerca dessas normatividades estandardizadas. Neste sentido, os artigos apresentados evidenciam controvérsias envolvendo grupos que criam críticas e justificações para aderir, denunciar e se reapropriar destas regulações, a partir de seus próprios esquemas cognitivos e culturais O texto de apresentação se organizará da seguinte maneira: na primeira parte discorremos sobre como nos aproximamos da temática a partir da construção de redes e intercâmbios acadêmicos, para depois desenvolvermos e explicarmos no que consiste a governança pela norma ou por standards. Após esse exercício de contextualização, discutimos como essas questões se apresentam no âmbito das classificações e avaliações que envolvem a produção de conhecimento científico e a conformação de mercados e, também, no contexto urbano, através da padronização do espaço público e de controle das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hully Guedes Falcão, Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Fabio Reis Mota, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa, pesquisador do Instituto Nacional de Administração de Conflitos. Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Manuela Vieira Blanc, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cidades, Espaços Públicos e Periferias e do Projeto Cep 29: Núcleo capixaba de estudos da experiência humana em meio urbano. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.

Gabriela de Lima Cuervo, Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

Professora I de Sociologia da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Falcão, H. G., Mota, F. R., Blanc, M. V., & Cuervo, G. de L. (2021). Apresentação: Um Mundo em Recomposição: Uma Análise Antropológica das Novas Formas de Regulação e Certificação de Objetos e Pessoas na Contemporaneidade. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (52). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a51077

Edição

Seção

Dossiê Temático