A gafieira como instituição urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52122

Palavras-chave:

Gafieira, Dança social, Dança de salão, Praça Tiradentes, Rio de Janeiro.

Resumo

Baile de Gafieira: uma instituição urbana nos quadros da memória carioca, resultado de uma longa pesquisa do antropólogo Felipe Berocan Veiga, analisa detidamente o universo das gafieiras e dancings tomando como ponto de partida a etnografia da Gafieira Estudantina em seus últimos anos de funcionamento no centro histórico do Rio de Janeiro. Como uma instituição urbana e moderna por excelência, a gafieira possibilita que os corpos se aproximem num espaço público limitado, mobilizando dispositivos de autocontrole e regulação física da distância social, marcas da vida citadina. Com seus estatutos, valores e significados simbólicos, essa instituição “encarnada em personalidades fundamentais” inscreve a Praça Tiradentes como referência da dança no imaginário urbano carioca. O livro aborda um tema inédito sob a perspectiva antropológica, reconstituindo a memória social desses espaços voltados para a dança não só como um tipo de divertimento popular, mas como um rito urbano, que cria comportamentos e sociabilidades, estabelece costumes e dá vida a um modo de ser próprio da civilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Pinto Medeiros Neto, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Técnico em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Laboratório de Etnografia Metropolitana.

Referências

BECKER, Howard S. Art worlds. 25th Anniversary Edition - uploaded and expanded. Berkeley; Los Angeles; London: University of California Press, 2008.

ECO, Umberto. Pós-Escrito a O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5ª edição, 5ª reimpressão. São Paulo: Centauro, 2015.

MELLO, Marco Antonio da Silva; VOGEL, Arno; MOLLICA, Orlando. Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. 4ª edição. Niterói: Eduff, 2017.

SIMMEL, Georg. A ruína [1911]. In: SOUZA, Jessé e ÖELZE, Berthold (Orgs.). Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. UnB, 1998, pp. 137-144.

VEIGA, Felipe Berocan. Baile de Gafieira: uma instituição urbana nos quadros da memória carioca. Niterói: Eduff, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Medeiros Neto, J. P. (2021). A gafieira como instituição urbana. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (53). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52122

Edição

Seção

Resenhas