A juventude como experiência liminoide: uma reflexão a partir das performances políticas de estudantes Sem Terra no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a52186Palavras-chave:
Juventudes, Jovens Sem Terra, MST, Educação do Campo, Performance.Resumo
O objetivo do artigo é discutir as experiências de jovens Sem Terra no Paraná a partir de pesquisa a respeito das performances políticas de estudantes universitários do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas da UFFS campus Laranjeiras do Sul/PR. Com base em pesquisa de campo de caráter etnográfico, observaram se as místicas, encontros, jornadas e outras ações dos jovens Sem Terra no contexto universitário. A pesquisa refletiu sobre o caráter liminoide de experiências que evidenciam as tensões geracionais cotidianas dos interlocutores, tanto no âmbito da militância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) quanto em sua inserção em um curso de graduação na área de Educação do Campo. Nesse sentido, o artigo apresenta uma reflexão sobre a categoria ‘juventude’, pensada aqui enquanto classificação relacional em que diferentes elementos são acionados e negociados a partir das interações sociais cotidianas, a exemplo dos espaços criados pelo MST e dedicados à juventude do movimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Marcon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.