Apresentação: Por uma antropologia das elites no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52471Palavras-chave:
Elites, Elites brasileiras, Antropologia das ElitesResumo
O texto introdutório do Dossiê tem como objetivo apresentar aos/às interessados/as o tema das elites nas ciências sociais, além de situá-los quanto ao estado da arte em que se encontram os estudos antropológicos sobre tais grupos no cenário internacional, ao modo de um sobrevôo, e no Brasil em especíifco, com relevo para pesquisas e pesquisadores que se debruçaram sobre o tema, mesmo não sendo de forma explícita. Dessa forma, esta introdução buscou destacar como muitas dessas investigações realizadas muitas vezes na fronteira ou entranhadas em pesquisas de Antropologia Política, Antropologia do Direito, Antropologia do Estado, Antropologia Urbana e do Consumo, contribuíram de modo determinante para iluminar as questões que dizem respeito às elites nacionais, desde sua formação histórica, econômica até o momento atual. Propondo linhas gerais de uma agenda para a investigação antropológica das elites em nosso país, a Introdução apresenta uma amostra de textos selecionados que apresentam ao público leitor aspectos cruciais da virada neoconservadora e ultra/neoliberal para a extrema direita pela qual passamos, assim como mostram outros momentos e formas de articulação entre as elites nacionais e internacionais.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-12-06 (2)
- 2021-12-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laura Graziela Gomes (UFF), Antonio Motta (UFPE), Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.