“La vivienda no es un lujo, es necesidad”: notas etnográficas sobre a luta pelo direito à moradia em Granada, Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52476

Palavras-chave:

Direito à moradia, Stop Desahucios, Espanha, Etnografia colaborativa

Resumo

Reflito sobre uma experiência de pesquisa junto a um movimento social contra os despejos na cidade espanhola de Granada, entre janeiro e abril de 2021, em um contexto atípico de pandemia, com diversas restrições à circulação e à interação dos indivíduos. Na primeira parte do artigo, apresento a conjuntura da crise habitacional na Espanha, na Comunidade Autônoma de Andaluzia e em Granada, abordando ainda algumas observações sobre a cidade onde se desenvolveu a pesquisa. Na segunda parte, descrevo um quadro da luta pelo direito à moradia no país, dando ênfase à organização e às ações do movimento Stop Desahucios Granada 15-M, assim como às observações e interlocuções produzidas com seus integrantes durante o trabalho de campo. Na terceira parte, discuto a abordagem da etnografia colaborativa como uma proposta de construção teórica coletiva e comprometida com a justiça social. Ao final, destaco a importância desta experiência internacional de pesquisa para favorecer exercícios contrastivos com relação às configurações e aos desafios do problema da moradia nas cidades de Granada e Rio de Janeiro, bem como para descolonizar a nossa antropologia e estimular relações acadêmicas mais simétricas entre pesquisadores do norte e do sul global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia de Luna Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Educação e Cidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Laboratório de Etnografia Metropolitana e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.

Downloads

Publicado

2021-12-02

Como Citar

Freire, L. de L. (2021). “La vivienda no es un lujo, es necesidad”: notas etnográficas sobre a luta pelo direito à moradia em Granada, Espanha. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (53). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a52476

Edição

Seção

Olhares Cruzados