Apresentação: “O certo é saber que o certo é certo” ou “o inferno são os outros”: conflitos (d)e representações em um mundo dividido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a53887

Palavras-chave:

Conflitos, Representações, Mundo dividido

Resumo

Tendo como pano de fundo a propalada polarização político-ideológica vigente em nosso país, este dossiê temático tem por objetivo explorar discussões teóricas e etnográficas que enfoquem situações conflitivas sucedidas em diferentes contextos empíricos tanto no Brasil como no exterior. Com a seleção dos seis artigos que o compõem, buscou-se coligir trabalhos que, por meio de múltiplos e variados caminhos, se dedicassem não só à compreensão da natureza dos conflitos, mas também à discussão das suas respectivas formas de manifestação, administração, publicização e/ou (in)visibilização, o que levou os autores a descreverem e a analisarem os processos de produção de representações acerca das disputas em jogo, as estratégias então mobilizadas para se sagrar vencedor, bem como os efeitos práticos e simbólicos que os acompanham enquanto expressão do que se convencionou chamar construção social da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Márcio Almeida da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado III do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

Emanuel Freitas da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e de Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará e do Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Silva, E. M. A. da, & Silva, E. F. da. (2022). Apresentação: “O certo é saber que o certo é certo” ou “o inferno são os outros”: conflitos (d)e representações em um mundo dividido. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a53887

Edição

Seção

Dossiê Temático