Fé, festas e economia popular: implicações da pandemia de Covid-19 sobre as celebrações do Círio de Nazaré

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54847

Palavras-chave:

Pandemia, Círio de Nazaré, Festas, Economia Popular, Vendedores ambulantes.

Resumo

Nos anos de 2020 e 2021, a pandemia de covid-19 afetou a realização, em Belém do Pará, do Círio de Nazaré, que necessitou de contornos extraordinários para que fosse realizado de modo essencialmente virtual. A festa do Círio se situa além dos rituais litúrgicos, espraiando se por festividades culturais das mais variadas, como a icônica Festa da Chiquita. O turismo da cidade, além de toda uma rede diretamente dependente dele, notadamente o eixo comercial, foram seriamente impactados. Nesse cenário, a economia popular, por abarcar sobretudo os vendedores que atuam na informalidade, foi uma das áreas mais atingidas pelos efeitos do isolamento social. Este artigo objetiva analisar os efeitos danosos da pandemia sobre a festa do Círio e todas as manifestações culturais a ele indexadas, com ênfase na economia popular atuante nesses movimentos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, com utilização de fontes jornalísticas, suportada pela literatura relacionada à questão pandêmica. Foram analisados fragmentos de entrevistas realizadas durante a pesquisa de campo, em 2021, com oito sujeitos relacionados às temáticas abordadas neste estudo. As principais análises foram promovidas sob uma perspectiva foucaultiana de poder, o que corroborou para confirmar a hipótese de que as festividades atreladas ao Círio possuem inestimável relevância econômica para os vendedores ambulantes que atuam na informalidade, razão pela qual a ausência desses eventos, em decorrência da pandemia, acarretou consequências mais fortes sobre essa massa vulnerável de trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bartos Batista Bernardes, Instituto Federal do Estado do Piauí

Professor Efetivo do Instituto Federal do Estado do Piauí. Doutorando pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem.

José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Bernardes, B. B., & Debortoli, J. A. O. (2022). Fé, festas e economia popular: implicações da pandemia de Covid-19 sobre as celebrações do Círio de Nazaré. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54847

Edição

Seção

Dossiê Temático