Mundo acadêmico e realidade negra entre políticas afirmativas e antropologia e/da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54895

Palavras-chave:

Políticas afirmativas, Mundo acadêmico, Realidade negra, Antropologia, Educação.

Resumo

As políticas públicas se colocam no cenário nacional de modo a evidenciar vários momentos em que experiências de acesso e permanência no universo acadêmico para as populações negras têm assumido configurações diversas bastante debatidas desde os anos 1990. Neste texto, pretende-se apontar aspectos positivos dessas políticas, buscando, porém, refletir a respeito de práticas que, no meio acadêmico, constituem experiências complementares e/ou alternativas às posturas mais engessadas das instituições educacionais no cumprimento das políticas afirmativas, voltadas apenas ao sistema de cotas. Nesse processo, desvela-se o importante papel das políticas públicas e da antropologia na configuração de projetos educativos alternativos no interior das instituições de ensino superior (IESs), que recebem estudantes afro-brasileiros e de nacionalidades africanas e latino-americanas.

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Biografia do Autor

Neusa Maria Mendes de Gusmão, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em 1998 e 2002. Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Gusmão, N. M. M. de. (2022). Mundo acadêmico e realidade negra entre políticas afirmativas e antropologia e/da educação. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54895

Edição

Seção

Dossiê Temático