Poéticas, políticas e performances de folias de reis em tempos de pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54923Palavras-chave:
Folias de reis, Pandemia de covid-19, Poesia oral, Política, Crítica social.Resumo
Este artigo aborda o modo como os foliões de reis enfrentaram a pandemia de covid-19 na elaboração e na celebração de seus rituais festivos no período de 2020 a 2022. Partindo do caso das folias de reis do Rio de Janeiro, observamos como esses grupos adaptaram seus rituais e expressaram suas angústias, anseios e devoções através de performances poético políticas. Mostramos como as redes sociais digitais têm desempenhado um papel fundamental na mobilização desses grupos e na produção de sua autoimagem. O texto explora o universo da criação de versos rimados, especialmente por parte de um personagem singular das festividades conhecido como “palhaço”. Através dessas performances vocais, foliões de reis apresentam uma notável crônica da pandemia, veiculando perspectivas políticas, morais e éticas sobre o impacto desse fenômeno em suas vidas cotidianas e rituais, também formulando concepções cosmológicas acerca de saúde e doença, vida e morte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Wagner Chaves, Daniel Bitter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.