Etnografia, colaboração e experimentação: apropriações e interferências entre ensino e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54929Palavras-chave:
Antropologia e educação, Etnografia, Experimentação, Colaboração, Ofício antropológico.Resumo
Em diálogo com debates sobre o caráter tanto responsivo quanto agenciador dos métodos e técnicas de pesquisa, examino alguns elementos de uma trajetória de investigações junto a professores e aprendizes da docência à luz das transformações contemporâneas do ofício antropológico. Analiso de que maneiras as preocupações com a intervenção pedagógica e com a efetividade dos métodos e técnicas de ensino, em vez de serem tomadas como uma diferença em relação à perspectiva antropológica, foram levadas a sério enquanto interferências no proceder da pesquisa. Discuto como esse processo se desdobrou numa ressignificação da noção de “campo” e de representações clássicas do fazer antropológico, possibilitando uma atenção a explorações colaborativas e experimentais com o método etnográfico enquanto intercessoras na desestabilização das diferentes dicotomias que perpassam as relações entre antropologia, ensino e educação.
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Copyright (c) 2022 Graziele Ramos Schweig
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