Michael e a continuidade da existência: experimento em um grupo reflexivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55299

Palavras-chave:

Grupo reflexivo, Volume humano, Volumentos, Violência contra a mulher, Continuidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e descrever os volumentos acionados por Michael, um homem autor de violência contra a mulher, em um grupo reflexivo de Campo Grande (MS). O conceito de “volumento” é desenvolvido por Albert Piette (2019) para observar os elementos componentes de um ser humano, o “volume humano”, tais como estilos, corporalidades, linguagens, gestos e subjetividades, entre outros. Desse modo, argumento que o “volume humano” que observaremos, Michael, aciona volumentos no decorrer das sessões do grupo reflexivo para manter estável a continuidade de sua existência e fazer frente às imposições judiciais que o obrigaram a estar ali. Escolhi analisar uma única pessoa para descer ao nível menor, molecular, da esfera vivencial da violência. Desse modo, os números que colocam o estado de Mato Grosso do Sul entre aqueles com maiores índices de violência doméstica ganham vida e concretude. Meu método privilegiado é a volumografia, o método que permite observar uma única pessoa em seus mínimos detalhes. Como forma de evocar minha experiência com Michael, procuro conjugar a escrita com o desenho. Como não é permitido fazer anotações durante as reuniões do grupo, escrevi e desenhei depois para expressar minhas lembranças e evocar situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Asher Grochowalski Brum Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da mesma universidade. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Pereira, A. G. B. (2023). Michael e a continuidade da existência: experimento em um grupo reflexivo. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55299

Edição

Seção

Artigos