Contracolonialismo, etnopolítica e políticas públicas: cartas e etnogovernança quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55381

Palavras-chave:

Políticas identitárias, Governança, Associativismo quilombola, Resistência quilombola.

Resumo

Neste artigo buscamos compreender e retratar como a atuação política do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape, que reúne comunidades situadas no município de Cachoeira, Bahia, tem resultado em significativos ganhos políticos, sociais e culturais que evidenciam a aquisição de poder político por parte de seus membros nos termos de uma etnogovernança comunitária. No conjunto de ações etnopolíticas ali desenvolvidas, a denominada Carta Quilombola, que desde 2015 vem sendo construída coletivamente por ocasião do “Encontro de Lideranças de Comunidades Quilombolas do Território de Identidade do Recôncavo”, constitui um dos mais importantes instrumentos de mobilização política, avaliação e formulação de suas reivindicações. Nossa compreensão é de que as ações etnopolíticas desenvolvidas pelos grupos constituem elemento fundamental na resistência contracolonialista, na busca de conquistar e assegurar àqueles quilombolas os direitos de cidadania que lhes são assegurados pelas leis brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Tavares, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2.

Carlos Caroso, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular no Departamento de Antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia. PhD em Antropologia pela University of California, Los Angeles. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1-B.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Tavares, F., & Caroso, C. (2023). Contracolonialismo, etnopolítica e políticas públicas: cartas e etnogovernança quilombola. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55381

Edição

Seção

Artigos