“França em chamas”: a antropologia made in Brazil para a compreensão da França na era da “cismocracia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55396

Palavras-chave:

França, Antropologia Brasileira, Cisma, Inquisitorialidade, Substância moral digna.

Resumo

O presente artigo tem o propósito de refletir sobre as tensões existentes entre os princípios e valores republicanos e iluministas franceses, como os da “igual dignidade”, da “razão cartesiana” e do “universalismo”, com outras gramáticas políticas e morais, como as da “cisma”, da “inquisitorialidade” e da “substância moral característica das pessoas dignas”, mais comuns e explícitas no universo interacional e institucional brasileiro. A partir de uma abordagem comparativa e etnográfica, o artigo busca refletir sobre o modo como os subsídios teóricos, analíticos e etnográficos provenientes da antropologia feita no Brasil podem contribuir para compreender os processos de cisões e fissuras em curso na sociedade francesa nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Reis Mota, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa, pesquisador do Instituto Nacional de Administração de Conflitos. Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Mota, F. R. (2023). “França em chamas”: a antropologia made in Brazil para a compreensão da França na era da “cismocracia”. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55396

Edição

Seção

Dossiê Temático