Dívida e direitos: os sentidos de pagar pena nas cadeias do Distrito Federal, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55397

Palavras-chave:

Prisão, Pagar pena, Puxar pena, Cidadania, Dívida.

Resumo

Neste artigo apresentamos o material etnográfico e nossas interpretações acerca dos significados que as pessoas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal (Brasil) dão a suas experiências cotidianas, particularmente atentos aos sentidos locais da categoria “pagar pena”. A partir do material de campo, sustentamos que pagar pena demarca uma ideia de responsabilidade moral que permite que os interlocutores se recoloquem como entes morais que não apenas têm uma dívida com a sociedade – ou Deus –, mas também são pessoas dignas, portadoras de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Barreto Lemos, Instituto de Estudos Comparados de Administração Institucional de Conflitos

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito Universidade de Brasília. Pesquisadora vinculada ao Instituto de Estudos Comparados de Administração Institucional de Conflitos. Coordenadora adjunta do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Marcus Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Amapá

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Amapá. Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, pesquisador do Instituto de Estudos Comparados de Administração Institucional de Conflitos.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Lemos, C. B., & Cardoso, M. (2023). Dívida e direitos: os sentidos de pagar pena nas cadeias do Distrito Federal, Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55397

Edição

Seção

Dossiê Temático