Um choque cultural? Transformações de festas populares da Cidade do Cabo em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a55458

Palavras-chave:

Cidade do Cabo, Festivais de Ano Novo, Corais malaios, Menestréis, Pandemia.

Resumo

Anualmente, a Cidade do Cabo torna-se palco para um conjunto de festividades que celebram a chegada do ano novo. Bandas de Natal (Christmas bands), corais malaios (Malay choirs) e trupes de menestréis (Kaapse Klopse) ocupam as ruas, espalhando sons e cores. Usualmente esses grupos também participam de atividades competitivas, que mobilizam boa parte da população local. Tais formas expressivas são associadas, mais especificamente, às classes trabalhadoras dos chamados Coloureds – sul-africanos mestiços, cujos antepassados participaram do processo de crioulização que se deu na Colônia do Cabo. A chegada do novo coronavírus e as medidas governamentais adotadas para o enfrentamento da pandemia exigiram a suspensão das festas tradicionais. Contudo uma alternativa foi experimentada. Um grupo de produtores locais criou o Culture Shock, um programa transmitido via streaming cujo conteúdo é uma versão reestruturada da competição entre corais e trupes de menestréis. Neste artigo, apresento uma comparação entre os eventos originais e sua nova versão na era da pandemia. Quais são as semelhanças e as diferenças entre os dois fenômenos em termos das práticas, dos valores e das emoções que acionam? Aponto elementos dessas festividades que foram eliminados ou modificados com a implementação do novo formato. Também destaco os pontos de continuidade, argumentando que eles revelam aspectos importantes dessas celebrações populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Braz Dias, Universidade de Brasília

Professora no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Doutora em Antropologia Social (2004) pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Dias, J. B. (2022). Um choque cultural? Transformações de festas populares da Cidade do Cabo em tempos de pandemia. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a55458

Edição

Seção

Dossiê Temático