Tiranias da intimidade: impasses em torno da revista íntima de travestis presas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55613

Palavras-chave:

Travestis, Gênero, Prisões.

Resumo

Este artigo explora os impasses que surgiram com o processo de elaboração e aplicação de novas resoluções para o atendimento à população LGBT no sistema penitenciário e socioeducativo de Minas Gerais. Essas resoluções estabeleceram, entre outras recomendações, que as revistas íntimas de travestis e transexuais deveriam ser realizadas exclusivamente por agentes de segurança mulheres. Em vista dessa nova normativa, analiso as controvérsias levantadas pelas agentes femininas, que se recusaram a realizar tais procedimentos de segurança e convocaram uma audiência pública para tratar do tema, alegando “violência de gênero” contra a categoria profissional. Assim, a partir de incursões etnográficas na ala LGBT de uma unidade prisional masculina e na audiência pública em questão, discuto a natureza complexa dos modos de regulação moral das expressões de gênero e sexualidade próprios das querelas em torno da gestão cotidiana de travestis presas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Sander, Universidade Federal de Lavras

Professora Substituta na Universidade Federal de Lavras. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Sander, V. (2023). Tiranias da intimidade: impasses em torno da revista íntima de travestis presas. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55613

Edição

Seção

Dossiê Temático