Entre o local e o global: as redes de parcerias e a constituição da visibilidade religiosa na Igreja da Comunidade Metropolitana do Rio de Janeiro (ICM-Rio)
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56305Palavras-chave:
ICM-Rio, Religião, Ativismo político.Resumo
O presente artigo analisa a circulação de representantes religiosos, imagens e ideias ligadas à Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) nos EUA, com maior enfoque nas atividades desenvolvidas na filial carioca, no período de 2019. Busco mostrar etnograficamente a manutenção de relações transnacionais que possibilitam a criação de uma agenda de medidas e estratégias comuns de atuação religiosa. Inicialmente o intercâmbio entre o local e o global será mobilizado através da ida das lideranças da ICM-Rio de Janeiro à Conferência Geral da Universal Fellowship of Metropolitan Community Churches (UFMCC), sediada na Flórida (EUA). Em um segundo momento, abordarei a recepção da moderadora geral da UFMCC, cargo primaz da instituição religiosa, à ICM-Rio. Além desses eventos, os cultos dominicais, material digital e outras atividades também foram acionados para entender a constituição de uma trajetória institucional compartilhada entre a igreja local e as atuações e representações da ICM em nível global. Foi possível compreender um ativismo político na ICM-Rio atrelado às questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais, através do enfrentamento ao HIV-Aids e de práticas antirracistas. Concluo que essa atuação local estabelece redes de parcerias que possibilitam a legitimidade e a visibilidade da instituição religiosa no espaço público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Costa Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.