“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”? A retórica religiosa na construção do “mito” bolsonarista e sua recepção pelo evangelicalismo brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56378

Palavras-chave:

Bolsonarismo, Cosmovisão, Evangelicalismo brasileiro, Antropologia da religião

Resumo

O artigo problematiza o sucesso obtido por Jair Bolsonaro em angariar uma adesão tão resoluta do evangelicalismo brasileiro, partindo da premissa de que esse êxito não pode ser explicado em termos de mera conveniência política ou alinhamento ideológico. Para responder tal problema, adotou-se o método hipotético-dedutivo, que recorre ao conceito antropológico de cosmovisão (Weltanschauung) a fim de estabelecer um paralelo entre as doutrinas religiosas dominantes no evangelicalismo nacional e o conteúdo do discurso apresentado por Bolsonaro e seus apoiadores. A hipótese defendida é a de que o sucesso da campanha bolsonarista deveu-se ao fato de que ela instrumentalizou temas, signos e mitos centrais na teologia neopentecostal, desvinculando-os de seu contexto original para associá-los à pessoa e ao governo do candidato/presidente, construindo, assim, uma mimese narrativa que apresentou Bolsonaro, implícita e explicitamente, como uma nova figura messiânica que viria para libertar seu povo do cativeiro, bem como demandando de seus simpatizantes não apenas um apoio político, mas uma adesão afetiva, quase religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Oliveira Vianna, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando e Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisador-visitante na Universidade de Edimburgo.

Matheus Thiago Carvalho Mendonça, Universidad Nacional de La Plata

Bacharelando em Direito pela Universidad Nacional de La Plata. Membro e Pesquisador-Assistente da Human Development & Capability Association.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Vianna, L. O., & Mendonça, M. T. C. (2023). “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”? A retórica religiosa na construção do “mito” bolsonarista e sua recepção pelo evangelicalismo brasileiro. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56378

Edição

Seção

Dossiê Temático