Apresentação: Festas na pandemia de Covid-19: experiências sociais em ação
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a56380Palavras-chave:
Festas, Pandemia, Antropologia, Ritual.Resumo
O dossiê reúne um conjunto de reflexões em torno de experiências festivas durante a pandemia de covid-19, especialmente as observadas no período iniciado no ano de 2020 e que se estendeu até 2021. O referido período, em ondas de maior ou menor intensidade, exigiu isolamento social, afastamento e redução de contato, entre outras medidas sanitárias adotadas de modo a minorar as graves consequências do assustador potencial de contágio do coronavírus. Tais medidas exigiram mudanças no calendário e na dinâmica de festas públicas e atividades realizadas anualmente em espaços privados, públicos, de lazer e de entretenimento no Brasil e em todo o mundo. Os impactos sociais e culturais desse período excepcional constituem repertórios para a análise antropológica e mobilizam discussões acerca dos efeitos da pandemia e de seus desdobramentos na vida social a partir de múltiplos ângulos e questões conceituais, alinhavados pela ideia geral de que os rituais são portas de entrada para o estudo da vida social. Os artigos aqui reunidos atentam para a maneira como organizadores, grupos e pessoas envolvidos com a realização de diferentes festas lidaram com sua interrupção ou adaptação e como se adequaram aos novos aspectos dos processos rituais, das redes sociais e da ocupação dos espaços para as celebrações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hugo Menezes Neto, Renata de Sá Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.