Igrejas abertas num mundo contaminado: mobilização evangélica, liberdade religiosa e Covid-19 no Brasil
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56459Mots-clés:
Sindemia, Democracia liberal, Evangélicos.Résumé
Durante a sindemia do novo coronavírus, parlamentares cristãos, nas redes sociais e nas tribunas legislativas, se mobilizaram em torno de projetos e pregações que defendiam que os templos permanecessem abertos, ainda que isso contribuísse para o agravamento da crise sanitária, gerando mais mortes. Neste artigo, indagamos como atores do campo religioso evangélico se utilizaram da sindemia de covid-19 para reconfigurar o campo do poder político no Brasil a partir da legitimação dos serviços prestados por suas instituições na vida social. Partimos da ideia da constituição, no interior da crise socialeconômica neoliberal, de um reacionarismo político-religioso cristão, que conjuga a ideia de liberdade individual (de ir e vir, de opinião) ao imaginário de “perseguição à fé cristã”, “ditadura do judiciário” e “comunismo” supostamente em curso no mundo e no Brasil. O lema ambivalente “Falar de Cristo, hoje, para não ser impedido de falar amanhã”, alimenta bolhas autoimunes e ação libertária, lastreadas na celebração identitária (nação cristã) e na confusão entre coisa pública e moral particular. Por meio de metodologia quanti-qualitativa, coletamos dados da mobilização (legislativa, digital e sociorreligiosa) de parlamentares ligados à diversas igrejas nas cinco regiões geopolíticas brasileiras.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2023 Emanuel Freitas da Silva, Emerson José Sena da Silveira
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.