Igrejas abertas num mundo contaminado: mobilização evangélica, liberdade religiosa e Covid-19 no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56459

Palavras-chave:

Sindemia, Democracia liberal, Evangélicos.

Resumo

Durante a sindemia do novo coronavírus, parlamentares cristãos, nas redes sociais e nas tribunas legislativas, se mobilizaram em torno de projetos e pregações que defendiam que os templos permanecessem abertos, ainda que isso contribuísse para o agravamento da crise sanitária, gerando mais mortes. Neste artigo, indagamos como atores do campo religioso evangélico se utilizaram da sindemia de covid-19 para reconfigurar o campo do poder político no Brasil a partir da legitimação dos serviços prestados por suas instituições na vida social. Partimos da ideia da constituição, no interior da crise socialeconômica neoliberal, de um reacionarismo político-religioso cristão, que conjuga a ideia de liberdade individual (de ir e vir, de opinião) ao imaginário de “perseguição à fé cristã”, “ditadura do judiciário” e “comunismo” supostamente em curso no mundo e no Brasil. O lema ambivalente “Falar de Cristo, hoje, para não ser impedido de falar amanhã”, alimenta bolhas autoimunes e ação libertária, lastreadas na celebração identitária (nação cristã) e na confusão entre coisa pública e moral particular. Por meio de metodologia quanti-qualitativa, coletamos dados da mobilização (legislativa, digital e sociorreligiosa) de parlamentares ligados à diversas igrejas nas cinco regiões geopolíticas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Freitas da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto de Teoria Política. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Emerson José Sena da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado do Departamento de Ciência da Religião. Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Silva, E. F. da, & Silveira, E. J. S. da. (2023). Igrejas abertas num mundo contaminado: mobilização evangélica, liberdade religiosa e Covid-19 no Brasil. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56459

Edição

Seção

Dossiê Temático