O fazer da “entrega voluntária”: moralidades, acusações e biopolítica sobre corpos que gestam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56464

Palavras-chave:

Entrega Voluntária, Práticas de justiça, Moralidades, Biopolítica.

Resumo

Nesta pesquisa exploramos uma série de processos de “entrega voluntária” - Lei nº 13.509/17- que tramitaram na comarca do Rio de Janeiro entre 2020 e 2022. Analisamos ações de destituição e extinção do poder familiar visando apreender como são construídas moralidades sobre reprodução, maternidades e feminilidades nas práticas de justiça voltadas à Infância e à Juventude. Apesar de termos encontrado documentos que dizem respeito às mulheres e seus parceiros, demos relevo às narrativas elaboradas sobre o universo feminino e suas marcações sociais. Nossa intenção foi compreender a gestão estatal desse tema que, apesar de amparado por uma neutralidade jurídica, se concretiza com base em distintas diferenciações das pessoas, de seus corpos e territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra de Andrade Rinaldi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada III no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Giulia Escuri, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

André Luiz Coutinho Vicente, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliana Nunes da Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Rinaldi, A. de A., Escuri, G., Vicente, A. L. C., & Rocha, J. N. da . (2023). O fazer da “entrega voluntária”: moralidades, acusações e biopolítica sobre corpos que gestam. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56464

Edição

Seção

Dossiê Temático