O PDT em São Gonçalo: disputando fiéis no quarto município mais evangélico do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56469Palavras-chave:
Política, Religiões afro-brasileiras, São GonçaloResumo
Esta reflexão é um desdobramento da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGHS-UERJ), iniciada em 2020, na qual analisamos as reações políticas dos afrorreligiosos perante o crescimento pentecostal na esfera pública de São Gonçalo, a partir da década de 2000. As entrevistas realizadas no programa suscitaram maiores problematizações dos partidos políticos e das candidaturas de axé. Assim, mantendo a metodologia de análise de campo, acompanhada de discussões bibliográficas especializadas na atuação política dos terreiros, este artigo objetiva analisar como o Partido Democrático Trabalhista (PDT) – uma legenda conhecida por se alinhar a movimentos sociais como o movimento negro, inaugurar a ala AXÉ e ter representantes que se destacam por seus discursos de bem-estar social, como Leonel Brizola – vai, a partir do governo de Aparecida Panisset (2005-2012), direcionar importantes apoios a políticos evangélicos pentecostais, enquanto apresenta, segundo as lideranças de terreiro, certa resistência a candidaturas afro. Observamos que, por falta de apoio inicial dentro do partido e entre os eleitores do axé, alguns candidatos não conseguem se manter na legenda e decidem migrar para outros partidos ou retiram suas candidaturas, a exemplo de Waguinho Macumba e Ivanir dos Santos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joana Bahia, Camilla Fogaça Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.