O PDT em São Gonçalo: disputando fiéis no quarto município mais evangélico do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56469Palavras-chave:
Política, Religiões afro-brasileiras, São GonçaloResumo
Esta reflexão é um desdobramento da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGHS-UERJ), iniciada em 2020, na qual analisamos as reações políticas dos afrorreligiosos perante o crescimento pentecostal na esfera pública de São Gonçalo, a partir da década de 2000. As entrevistas realizadas no programa suscitaram maiores problematizações dos partidos políticos e das candidaturas de axé. Assim, mantendo a metodologia de análise de campo, acompanhada de discussões bibliográficas especializadas na atuação política dos terreiros, este artigo objetiva analisar como o Partido Democrático Trabalhista (PDT) – uma legenda conhecida por se alinhar a movimentos sociais como o movimento negro, inaugurar a ala AXÉ e ter representantes que se destacam por seus discursos de bem-estar social, como Leonel Brizola – vai, a partir do governo de Aparecida Panisset (2005-2012), direcionar importantes apoios a políticos evangélicos pentecostais, enquanto apresenta, segundo as lideranças de terreiro, certa resistência a candidaturas afro. Observamos que, por falta de apoio inicial dentro do partido e entre os eleitores do axé, alguns candidatos não conseguem se manter na legenda e decidem migrar para outros partidos ou retiram suas candidaturas, a exemplo de Waguinho Macumba e Ivanir dos Santos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joana Bahia, Camilla Fogaça Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.