O PDT em São Gonçalo: disputando fiéis no quarto município mais evangélico do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56469

Palavras-chave:

Política, Religiões afro-brasileiras, São Gonçalo

Resumo

Esta reflexão é um desdobramento da pesquisa de doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGHS-UERJ), iniciada em 2020, na qual analisamos as reações políticas dos afrorreligiosos perante o crescimento pentecostal na esfera pública de São Gonçalo, a partir da década de 2000. As entrevistas realizadas no programa suscitaram maiores problematizações dos partidos políticos e das candidaturas de axé. Assim, mantendo a metodologia de análise de campo, acompanhada de discussões bibliográficas especializadas na atuação política dos terreiros, este artigo objetiva analisar como o Partido Democrático Trabalhista (PDT) – uma legenda conhecida por se alinhar a movimentos sociais como o movimento negro, inaugurar a ala AXÉ e ter representantes que se destacam por seus discursos de bem-estar social, como Leonel Brizola – vai, a partir do governo de Aparecida Panisset (2005-2012), direcionar importantes apoios a políticos evangélicos pentecostais, enquanto apresenta, segundo as lideranças de terreiro, certa resistência a candidaturas afro. Observamos que, por falta de apoio inicial dentro do partido e entre os eleitores do axé, alguns candidatos não conseguem se manter na legenda e decidem migrar para outros partidos ou retiram suas candidaturas, a exemplo de Waguinho Macumba e Ivanir dos Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Bahia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora titular da Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em antropologia social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Camilla Fogaça Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Bahia, J., & Aguiar, C. F. (2023). O PDT em São Gonçalo: disputando fiéis no quarto município mais evangélico do Rio de Janeiro. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56469

Edição

Seção

Dossiê Temático