O preço da estimação: um estudo de despesas veterinárias como elementos de valorização da existência de animais de companhia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56596

Palavras-chave:

Valorização, Existência, Animais de companhia, Despesas veterinárias.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a maneira como se efetiva o valor da existência dos chamados “animais de companhia” ou “de estimação” a partir da relação entre essa existência e o dinheiro. Com base na análise contrastiva de dois casos representativos de uma pesquisa sobre tratamentos veterinários considerados dispendiosos por “donos”, “tutores”, “humanos”, “pais” de “pets”, discutimos como despesas com a preservação da vida se tornam ao mesmo tempo índices da valorização dessas vidas e um desafio moral ligado a uma relação de hostilização com o econômico – por meio da transfiguração de valores quantitativos em signos qualitativos. Essa valorização passa por pensar os bichos de estimação mais do que como simplesmente vidas, vendo-os como “existências”, isto é, como vidas tratadas em termos de sua finitude, a serem valoradas e avaliadas na medida de suas singularidades, diferenças e igualdades e da evitação de seu sofrimento. Combinando uma antropologia das construções de valor dos animais não humanos com uma sociologia pragmática/pragmatista da moral atenta ao pluralismo de quadros de valor e às formas de efetivação de ações/situações, discutimos como comparecem na interrelação entre dinheiro e existência animal os três fenômenos da questão do valor como conferidor de sentido que nossos trabalhos têm mostrado primordiais, a valoração, a avaliação e a valorização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Werneck, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor associado no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Paula Perrota, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Werneck, A., & Perrota, A. P. (2024). O preço da estimação: um estudo de despesas veterinárias como elementos de valorização da existência de animais de companhia. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56596

Edição

Seção

Artigos