Políticas do dinheiro e da dor: as ditaduras militares e as reparações econômica e psicológica na Argentina e no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56627Palavras-chave:
Justiça de transição, Reparação, Indenização, Ditadura militar.Resumo
Este artigo apresenta um estudo genealógico e comparativo sobre as significações, práticas e políticas de reparação surgidas em consequência das últimas ditaduras militares na Argentina (1976-1983) e no Brasil (1964-1985). Para tanto, faz uso de revisão bibliográfica, documentos e entrevistas. Em primeiro lugar, debate as homologias entre as tensões e ambivalências desatadas a partir da instauração das reparações econômicas na década de 1990 em ambos os países. Posteriormente discute o surgimento das reparações simbólicas – e, em especial, das psicológicas – na década 2000, diferenciando o cenário judicial argentino do contexto de impunidade brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Magaldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.