A sociedade junto ao Estado: política indígena, voto e eleições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56741

Palavras-chave:

Protagonismo indígena, Candidaturas indígenas, Eleições, Processo eleitoral, Antropologia política.

Resumo

O livro explora a ampla gama de situações enfrentadas pelos indígenas do Brasil, da Colômbia, do Peru, da Argentina, do México e do Equador na tentativa de penetrar as estruturas políticas de representação não indígenas - especialmente os processos eleitorais no âmbito municipal. A grande maioria dos trabalhos são de natureza etnográfica e alguns outros se apoiam na análise estatística de dados eleitorais e no diálogo com as teorias do voto e processos eleitorais. Ao longo da obra, os vários autores elencam os principais obstáculos e dificuldades que devem ser superados por essa forma de política indígena, exploram o diálogo com uma incipiente antropologia voltada ao estudo do voto, das eleições e dos partidos políticos e, por fim, destacam a importância de uma perspectiva multidisciplinar no estudo do fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Pereira Rufino, Universidade Federal de São Paulo

Professor na Universidade Federal de São Paulo. Doutorado em Ciências - Antropologia Social (2002) pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Como Citar

Rufino, M. P. (2023). A sociedade junto ao Estado: política indígena, voto e eleições. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 55(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a56741

Edição

Seção

Resenhas