Apresentação: A escrita de processos de Estado: abordagens a partir de gênero, sexualidade e violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a58902

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Estado, Violência.

Resumo

Neste texto, introduzimos os debates organizados no dossiê “Gênero, sexualidade, Estado e violência”, seguindo três eixos distintos: o primeiro deles situa as conversações entre as organizadoras do dossiê em meio a processos de reflexão, debate e escritas coletivas dos quais este dossiê é também parte e efeito. O segundo eixo contextualiza, a partir de autoras que nos formaram e que são centrais para um debate sobre gênero e Estado na antropologia, nossos esforços em refletir analiticamente sobre a produção recíproca entre processos de Estado, gênero e sexualidade, sendo a violência – como prática, experiência, linguagem, razão de denúncia ou contexto etnográfico – um vetor político e analítico relevante. O terceiro e último eixo apresenta os artigos que compõem o dossiê em suas conexões com as discussões que propomos, considerando seus diferentes contextos empíricos. Entendemos que as pesquisas aqui organizadas nos ajudam a navegar por camadas de articulação que mostram diferentes encarnações de Estado e violência, em sua produção recíproca com gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lago, Núcleo de Estudos de Gênero, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora de pós-doutorado junto ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Juliana Farias, CIDADES - Núcleo de Pesquisa Urbana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora do Cidades - Núcleo de Pesquisa Urbana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia e Antropologia junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Roberto Efrem Filho, Departamento de Ciências Jurídicas, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Ciências Sociais junto à Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Lago, N., Farias, J., & Efrem Filho, R. (2023). Apresentação: A escrita de processos de Estado: abordagens a partir de gênero, sexualidade e violência. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a58902

Edição

Seção

Dossiê Temático