Apresentação: A escrita de processos de Estado: abordagens a partir de gênero, sexualidade e violência
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a58902Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Estado, Violência.Resumo
Neste texto, introduzimos os debates organizados no dossiê “Gênero, sexualidade, Estado e violência”, seguindo três eixos distintos: o primeiro deles situa as conversações entre as organizadoras do dossiê em meio a processos de reflexão, debate e escritas coletivas dos quais este dossiê é também parte e efeito. O segundo eixo contextualiza, a partir de autoras que nos formaram e que são centrais para um debate sobre gênero e Estado na antropologia, nossos esforços em refletir analiticamente sobre a produção recíproca entre processos de Estado, gênero e sexualidade, sendo a violência – como prática, experiência, linguagem, razão de denúncia ou contexto etnográfico – um vetor político e analítico relevante. O terceiro e último eixo apresenta os artigos que compõem o dossiê em suas conexões com as discussões que propomos, considerando seus diferentes contextos empíricos. Entendemos que as pesquisas aqui organizadas nos ajudam a navegar por camadas de articulação que mostram diferentes encarnações de Estado e violência, em sua produção recíproca com gênero e sexualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natália Lago, Juliana Farias, Roberto Efrem Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.