Apresentação: A (des)igualdade jurídica no Brasil no impasse?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a59702

Palavras-chave:

Etnografias da Justiça, Método Comparativo, Doutrinas x Teorias do Direito.

Resumo

O dossiê ora publicado é produto do foco em pesquisas etnográficas sobre nossas instituições de Justiça desenvolvidas nas últimas três décadas, a maioria de forma interdisciplinar, e reúne pesquisadores com formação em Antropologia, Direito e Sociologia. A ênfase na pesquisa empírica, característica das ciências sociais estranha ao ensino do Direito no Brasil, é realizada aqui em diálogo com a formação doutrinária dominante no Direito, trazendo à tona um olhar com alto grau reflexivo sobre o funcionamento do judiciário em sentido amplo e com o objetivo de cultivar questões consideradas significativas para o campo de maneira geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Universidade de Brasília

Professor titular livre do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Direito na Universidade de Brasília. Doutor em Antropologia pela Harvard University. Pesquisador 1-A do CNPq.

Roberto Kant de Lima, Universidade Federal Fluminense, Universidade Veiga de Almeida

Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Programa de Mestrado em Justiça e Segurança da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos. Ph.D. em Antropologia, Harvard University. Pesquisador 1-A do CNPq. Cientista do Nosso Estado/ FAPERJ.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Cardoso de Oliveira, L. R., & Kant de Lima, R. (2023). Apresentação: A (des)igualdade jurídica no Brasil no impasse?. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a59702

Edição

Seção

Dossiê Temático