A reflexividade em jovens estudantes universitários sobre o cotidiano na pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a60097Palavras-chave:
Pandemia, Jovens, Estudantes Universitários, Cotidiano, Reflexividade.Resumo
O presente artigo visa compreender as reflexões de jovens sobre a vivência da pandemia de COVID-19 e problematizar efeitos das novas visões suscitadas sobre si e o mundo nos seus processos de individuação. Para tanto, foi analisado um conjunto de imagens e narrativas produzidas por estudantes universitários para o projeto “Juventude e Cultura Visual: cotidianos revelados em fotografias de jovens estudantes” durante o período marcado pelo isolamento social. Os resultados mostram que a pandemia provocou os jovens a ressignificarem o valor das experiências estéticas, dos laços sociais e dos espaços públicos, e a considerar as limitações do mundo digital. Ao mesmo tempo, impasses à gestão do presente, à projeção do futuro e à manutenção de conquistas do passado levaram a elaborações sobre o tempo e suas articulações com o espaço.
Downloads
Referências
BRANJE, Susan; MORRIS, Amanda. The impact of the COVID-19 pandemic on adolescent emotional, social, and academic adjustment. Journal of Research on Adolescence: The Official Journal of the Society for Research on Adolescence, Hoboken, v. 31, n. 3, p. 486-499. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jora.12668. Acesso em: 20 jun. 2024.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Brasília, DF: Brasiliense, 1987.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MATOS, Daniela Abreu; SILVA, Ana Paula da. A vida por um fio viral: emoções e afetos no cotidiano fotografado por jovens estudantes. Advir, Rio de Janeiro, p. 82-90, jul. 2023. Disponível em: https://asduerj.org/a-vida-por-um-fio-viral-emocoes-e-afetos-no-cotidiano-fotografado-por-jovens-estudantes/. Acesso em: 20 jun. 2024.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; PEREIRA, Maria Rodrigues. Atividades de tempo livre de jovens ibero-americanos em análise comparativa. São Paulo: Fundação SM, 2022.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
COREA, Cristina; LEWCOWICZ, Ignacio. Pedagogia del Aburrido: escuelas destituidas, famílias perplejas. Buenos Aires: Paidós Educador, 2004.
ERIKSON, Erik. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1976.
FEIXA, Carles. Generación @ la juventud en la era digital. Nómadas, Bogotá, n. 13, p. 75-91, out. 2000.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2002.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
HILLMAN, James. O pensamento do coração e A Alma do Mundo. São Paulo: Verus, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021.
JONES, Elizabeth AK; MITRA, Amal K.; BHUIYAN, Azad R. Impact of COVID-19 on mental health in adolescents: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, [s. l.], v. 18, n. 5, p. 2470, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ ijerph18052470. Acesso em: 5 set. 2023.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MANAGO, Adriana; VAUGHN, Lanen. Social media, friendship, and happiness in the millennial generation. Friendship and Happiness: Across the Life-Span and Cultures, Dordrecht, p. 187-206, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-017-9603-3_11. Acesso em: 5 set. 2023.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1997.
MELUCCI, Alberto. O jogo do Eu: a mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004.
PAIS, José Machado. As cronotopias das práticas culturais do quotidiano. Observatório das Actividades Culturais, [s. l.], v. 4, p. 7-9, 1998.
PAIS, José Machado. Ganchos, tachos e biscates: jovens, trabalho e futuro. 3. ed. Porto: Âmbar, 2005.
PEREIRA, Maria Rodrigues. O lugar da criação artística entre jovens de camadas populares: sentidos e suportes da arte a estudantes da rede estadual fluminense. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
REICH, Stephanie. Adolescents’ sense of community on MySpace and Facebook: A mixed-methods approach. Journal of Community Psychology, Hoboken, v. 38, p. 688-705, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jcop.20389. Acesso em: 5 set. 2023.
PAPPÁMIKAIL, Lia. Juventude(s), autonomia e Sociologia: questionando conceitos a partir do debate acerca das transições para a vida adulta. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, v. 20, p. 395-410, 2010.
PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1977.
SILVA JUNIOR, Fernando Jose Guedes da et al. Impact of COVID-19 pandemic on mental health of young people and adults: a systematic review protocol of observational studies. BMJ Open, London, v. 10, n. 7, e039426, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1136/ bmjopen-2020-039426. Acesso em: 5 set. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Depression and other common mental disorders: global health estimates. Geneva: WHO, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Maria Rodrigues Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.